-
Arquitetos: Daroca Arquitectos
- Área: 2830 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Fernando Alda
Descrição enviada pela equipe de projeto. No terreno proposto para a construção de um Edifício do Tribunal, o ambiente urbano é irrelevante e só a encosta íngreme descendente em direção ao noroeste e sua visão clara do horizonte nos conduzem para começar a gênese do projeto.
Estas condições topográficas e a definição de um terreno com 45 m de profundidade, com ruas laterais descendentes até 3,60 tornam possível a criação de um plano horizontal a partir da futura estrada principal no limite superior, entre a estação rodoviária e o edifício projetado, por um lado, formalizando o espaço urbano antecedente a um espaço público com acesso a esta área, e por outro lado, a criação de uma área debaixo de um piso semi-enterrado, servida por uma estrada recém-criada com estacionamento, funcionando como movimento interno na trama.
A composição volumétrica é definida pelo seu funcionamento interno, assim, apresentam-se muitas composições diferentes de fachadas.
A principal frente apresenta um piso térreo para o espaço público desenhando os acessos sob uma verga de pórtico em seu comprimento máximo e nas extremidades das entradas, tanto do edifício como do tribunal de polícia. No acesso público geral o edifício sobe dois andares acima do canto sudeste mantendo essa altura, em sua fachada traseira para veículos em todo o pátio.
Este pátio aberto torna-se um bosque de iluminação e ventilação na frente principal, fazendo a separação com o pórtico de entrada.
O programa de usos corresponde a três tribunais de primeira instância e julgamento, Registro Civil, Tribunal Policial e Judicial e Serviços Públicos de Moron de la Frontera, Sevilha.
Para o controle e segurança do prédio todas as entradas foram reunidas em um único ponto a partir do qual é possível aceder a todos os serviços da edificação. A partir do espaço público também existe uma cesso de forma independente ao Tribunal Policial.
Da rua interior da trama no nível mais baixo, ocorrem os acessos dos detentos, bem como o estacionamento.